Sobre Rafah, os EUA deixaram claro que não vão apoiar qualquer operação que esteja a ser preparada por Israel.
Corpo do artigo
O porta-voz do departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, afirmou esta segunda-feira que o objetivo do país, bem como de Israel, é chegar a um acordo que leve à libertação dos reféns e a um cessar-fogo imediato, mas para já ainda não vão pronunciar-se sobre a proposta aceite pelo Hamas. Querem primeiro analisar "tudo ao pormenor".
"O cessar-fogo é o que queremos, é exequível. Houve uma proposta em cima da mesa que levaria a um cessar-fogo imediato e à libertação de reféns, mas não quero estar aqui a classificá-la até termos oportunidade de rever tudo e falar com os nossos parceiros na região", explicou Matthew Miller numa conferência de imprensa na Casa Branca.
Sobre Rafah, os EUA deixaram claro que não vão apoiar qualquer operação que esteja a ser preparada por Israel.
"O nosso secretário de Estado deixou claro em diálogos com Netanyahu e com o seu Governo, dizendo que não vimos um plano humanitário que fosse credível e pensamos que uma operação militar em Rafah agora aumentaria de forma drástica o sofrimento dos palestinianos, iria perturbar a ajuda humanitária. Deixámos claro que não apoiamos a operação israelita de grande escala em Rafah", garantiu o porta-voz do departamento de Estado dos EUA.
Entretanto um funcionário do Governo israelita, citado pela agência Reuters, afirmou que o Hamas aprovou uma proposta egípcia "suavizada" que não é aceitável para Israel e acrescentou que inclui conclusões de "longo alcance" que Israel não apoiará.
O movimento islamita Hamas anunciou ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.
O grupo palestiniano emitiu um comunicado informando que o seu líder, Ismail Haniyeh, já anunciou a decisão num telefonema aos governos do Qatar e do Egito.
De acordo com relatos de jornalistas internacionais, a população está a comemorar nas ruas, com tiros para o ar e manifestações de alegria.