Israel e os grupos palestinianos da Faixa de Gaza iniciaram hoje conversações indiretas no Cairo sobre a aplicação do acordo de cessar-fogo alcançado na semana passada, segundo um diplomata egípcio citado pela agência Associated Press.
Corpo do artigo
Yasser Othman, principal responsável diplomático egípcio na Cisjordânia, confirmou o início das conversações.
Os contactos são os primeiros desde o acordo de cessar-fogo que na quarta-feira pôs termo a oito dias de confrontos entre as forças israelitas e os grupos palestinianos.
Nas negociações agora iniciadas, o Hamas e a Jihad Islâmica pretendem um alívio do bloqueio ao território, nomeadamente às restrições de movimentos impostas por Israel e pelo Egito. Do lado israelita, a principal exigência é o fim do tráfico de armas para a Faixa de Gaza.
O "número dois" do Hamas, Mussa Abu Marzuk, disse à imprensa, no Cairo, que as conversações estavam previstas no acordo concluído na quarta-feira.
Israel começou a restringir a entrada de bens na Faixa de Gaza, depois do sequestro de um soldado israelita por grupos palestinianos, em 2006, e impôs o atual bloqueio em 2007, quando o Hamas tomou o território à Fatah.