Navi Pillay, que também lançou críticas ao Hamas, disse que a morte de palestinianos e demolição de casas levantam sérias preocupações sobre o uso excessivo da força pelo exército israelita.
Corpo do artigo
A alta comissária da ONU para os Direitos entende que Israel poderá estar a cometer crimes de guerra em Gaza com a demolição de casas e ao matar crianças.
Num debate de emergência no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, Navi Pillay disse que a morte de palestinianos e demolição de casas levantam sérias preocupações sobre o uso excessivo da força pelo exército israelita.
Pillay, que questionou ainda o respeito pela proporcionalidade com a morte de civis em Gaza, especialmente crianças, acusou ainda o Hamas de atacar indiscriminadamente zonas civis.
O Conselho dos Direitos Humanos da ONU está reunido a pedido da Palestina, que quer a proteção internacional imediata dos civis e também um inquérito urgente ao que está a acontecer em Gaza.
Estas declarações surgiram horas depois da morte de mais cinco palestinianos em Gaza, duas das quais crianças, o que faz subir para 670 o número de vítimas mortais desde o início da ofensiva israelita há cerca de duas semanas.