Israelitas garantem que ofensiva terrestre no norte da Faixa de Gaza está perto do fim
As Forças de Defesa Israelitas revelaram que estão a começar a combater novas áreas à medida que se aproxima do fim a ofensiva nesta parte do território.
Corpo do artigo
O porta-voz das Forças de Defesa Israelitas, Daniel Hagari, afirmou na quarta-feira à noite que os militares começaram a combater o Hamas nos bairros de Daraj e Tuffah, na cidade de Gaza, onde se encontra um dos últimos batalhões desta milícia no norte da Faixa de Gaza. O que indica que os militares parecem estar a chegar ao fim da sua ofensiva terrestre na parte norte da Faixa de Gaza.
"Passámos a combater em Daraj-Tuffah. Daraj-Tuffah é adjacente a Shejaiya e completa [as operações] em Jabaliya, Beit Hanoun, Shejaiya e Daraj-Tuffah", explicou Hagari numa conferência de imprensa, citado pelo Times of Israel, quase dois meses depois de o seu exército ter iniciado a ofensiva terreste contra o Hamas, que inicialmente se concentrou no norte de Gaza.
As Forças de Defesa Israelitas têm controlo operacional sobre Beit Hanoun, Jabaliya e várias outras áreas do norte de Gaza enquanto trabalham para desmantelar os batalhões do Hamas. Já indicaram também que precisarão apenas de mais alguns dias para concluir as operações em Shejaiya, onde se registaram alguns dos combates mais ferozes.
Israel declarou guerra ao Hamas, em retaliação ao ataque de dimensões sem precedentes desde a criação do Estado, em 1948, perpetrado a 7 de outubro pelo grupo em território israelita, que fez 1139 mortos, na maioria civis, de acordo com o mais recente balanço das autoridades israelitas.
Cerca de 250 pessoas foram também sequestradas nesse dia e levadas para Gaza, 129 das quais se encontram ainda em cativeiro, pelo movimento, considerado uma organização terrorista pela UE, pelos EUA e por Israel, acrescentaram.