Itália disponível para «acções» contra «objectivos militares específicos» na Líbia
Em comunicado, o primeiro-ministro italiano deu conta que telefonou ao presidente norte-americano Barack Obama para o informar sobre esta decisão.
Corpo do artigo
A Itália está disponível para permitir que os seus aviões participem em «acções» contra «objectivos militares específicos seleccionadas em território líbio», indicou o primeiro-ministro italiano.
«A Itália decidiu aumentar a flexibilidade operativa dos seus aviões com acções específicas contra objectivos militares em território líbio com o objectivo de contribuir para proteger a população civil líbia», explicou Silvio Berlusconi, em comunicado.
O chefe do governo italiano explicou ainda que telefonou ao presidente norte-americano, Barack Obama, para «informar que a Itália decidiu responder positivamente» ao apelo lançado pelo secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen.
Nesta nota, Berlusconi confirmou ainda que a «Itália ficará sempre dentro dos limites previstos pelo mandato de operação [da NATO] e as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas».