
Albert Gea/Reuters
É um recorde, desde que há registos que não se verificava nada assim: 87 dias e nem um pingo de chuva. Para já ainda não é motivo para grande preocupação para quem lá vive, mas "já chovia", diz um português que mora em Barcelona.
Corpo do artigo
Em 1928, no verão, Barcelona viveu 85 dias sem que chovesse. Os registos, que começaram a ser feitos com regularidade em 1913, nunca tinham tido nada assim, mas esse "recorde" foi batido, neste inverno. Desde dia 2 de novembro que não cai pingo de água do céu, ou seja, há 87 dias.
As temperaturas têm andado, as máximas entre os 18 e os 20 graus, as mínimas à volta dos 10. É mais quente do que o habitual, diz Nuno Gabriel, um português que vive na capital da Catalunha há 12 anos. O assunto, a seca, no início foi encarado como uma espécie de bênção, "que privilegiados que nós somos, o resto do país com chuva e temperaturas muito baixas e nós aqui assim", mas os dias foram passando e nada de chover. O foco da conversa foi então começando a mudar, diz Nuno Gabriel: "sente-se uma certa contaminação na cidade, já houve dias de algum mau cheiro... Chega um momento em que já desejamos muito que chova!"
[twitter:693120055257776128]
As roupas têm sido mais leves do que o habitual, noutros anos, refere Nuno Gabriel: "é um janeiro que parece maio." O Observatório Fabra de Barcelona revela que as temperaturas têm ficado muito acima da média para a época, e soma a esse dado que 2015 foi o ano mais seco da Catalunha desde 1914. Para os próximos dias, a previsão não inclui mudança de cenário, o Serviço Meteorológico da Catalunha diz que nos próximos dias, pelo menos até 14 de fevereiro, não deverá chover.
O novo recorde promete, assim, continuar a crescer.