O Japão anunciou que vai adiar as conversações com a Coreia do Norte depois de esta ter anunciado que vai lançar um míssil, uma decisão a dias de os diplomatas dos dois países se encontrarem em Pequim.
Corpo do artigo
Os norte-coreanos anunciaram que vão lançar um míssil para o espaço entre 10 e 22 de dezembro, segundo a agência de notícias da Coreia do Norte, depois de ter falhado o plano em abril deste ano, violando o embargo decidido pelas Nações Unidas no âmbito do desenvolvimento do programa nuclear norte coreano.
O lançamento está a criar tensões em Washington e Seul, com Barack Obama a iniciar o seu segundo mandato e a Coreia do Sul com eleições marcadas para 19 de Dezembro.
Esta é a segunda tentativa de lançamento de um míssil por parte da Coreia do Norte sob a liderança de Kim Jong Un, que tomou o poder após a morte do seu pai Kim Jong Il há um ano.
Um porta-voz do comité espacial da Coreia do Norte afirmou que os cientistas «analisaram os erros» cometidos em abril e corrigiram a precisão do míssil Unha e o satélite Kwangmyongsong, segundo a agência norte coreana.