João Soares "está absolutamente disponível" para ajudar na recuperação do Museu da Língua Portuguesa
O ministro da Cultura diz que pode enviar de imediato um ou dois técnicos para ajudarem a reconstruir o museu destruído ontem, segunda-feira, por um incêndio, em São Paulo.
Corpo do artigo
O ministro da Cultura, João Soares, lamentou esta terça-feira o incêndio no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e a vítima mortal, e adiantou que o governo português está "absolutamente disponível" para ajudar na recuperação daquele que era, seguramente, "o mais importante Museu de Língua Portuguesa no mundo, com uma dinâmica assinalável".
João Soares garantiu em entrevista à TSF que o governo português irá apoiar a reconstrução do museu destruído ontem, segunda-feira, pelo fogo em São Paulo. O ministro da Cultura diz que pode enviar de imediato um ou dois técnicos para ajudarem no processo e revela que por acaso tinha um encontro marcado para esta terça-feira com o cônsul de Portugal no Brasil, e que irá aproveitar para falar sobre o sucedido.
"Nós temos experiência neste tipo de acidentes. Tenho pessoalmente experiência aquando do incêndio há uns anos nos Paços do Concelho em Lisboa e meti logo mãos à obra", disse. O ministro da Cultura mostrou-se também confiante na recuperação do museu, à semelhança de Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, pelo facto do acervo da instituição ser essencialmente digital, com várias cópias das obras.
A ex-ministra Isabel Pires de Lima, que esteve na inauguração do museu em 2006, disse à TSF que este museu era único no mundo, sublinhando o seu papel na defesa da língua portuguesa, pelo trabalho desenvolvido em parceria com as escolas brasileiras.
.
.