O Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, apela a Donald Trump que compareça na televisão nacional e que cumpra a Constituição.
Corpo do artigo
O Presidente eleito Joe Biden condena a invasão ao Capitólio e pede a Donald Trump que vá à televisão nacional "para pedir o fim do cerco".
"Peço ao presidente Trump que vá à televisão nacional agora, para cumprir o seu juramento, defender a Constituição e exigir o fim deste cerco", disse Biden. "Não é um protesto, é uma insurreição. O mundo está a assistir."
Numa comunicação ao país a partir da cidade de Wilmington, Delaware, o democrata, que toma posse a 20 de janeiro, refere que a invasão "não representa a América, apenas um pequeno grupo de extremistas".
13201630
"As cenas de caos no Capitólio não refletem uma verdadeira América, não representam quem somos", disse Biden. "O que estamos a ver é um pequeno número de extremistas dedicados à ilegalidade", referiu.
"Neste momento, nossa democracia está sob um ataque sem precedentes, diferente de tudo que vimos nos tempos modernos", disse o Presidente eleito, que lamentou o "ataque ao Estado de Direito" em Washington, "a cidade da liberdade".
Poucos minutos depois de Biden falar ao país, Donald Trump partilhou um vídeo no Twitter onde apela aos seus apoiantes para "irem para casa", mas reafirmou que lhe "foi roubada" a vitória nas eleições.
1346928882595885058