O secretário de Estado norte-americano John Kerry fez hoje um desvio de última hora, para ir a Paris falar com o seu homólogo russo sobre a crise na Ucrânia.
Corpo do artigo
John Kerry partiu hoje de manhã de Riade, com destino a Washington, com escala na Irlanda para reabastecimento de combustível, mas decidiu à última hora ir a Paris.
O Presidente russo Vladimir Putin telefonou na sexta-feira a Barack Obama para lhe dizer que estava interessado em discutir uma proposta dos Estados Unidos para resolver a situação da Ucrânia.
Obama deu instruções a Kerry para se encontrar com o Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, o mais depressa possível.
O porta-voz do departamento de Estado disse hoje aos jornalistas que Kerry viajaria para Paris para um encontro com o ministro Lavrov, que deveria ser marcado para o inicio da semana.
Esta decisão surgiu após o ministro russo ter afirmado hoje que os pontos de vista russo e dos ocidentais sobre a crise na Ucrânia se aproximavam, abrindo a possibilidade de uma iniciativa comum.
John Kerry vai ainda participar na reunião da NATO sobre a crise na Ucrânia marcada para terça-feira em Bruxelas e desloca-se depois à Argélia e a Marrocos para a sua primeira visita oficial a estes países.