O secretário de Estado norte-americano John Kerry chegou hoje a Bagdad, numa visita surpresa para analisar o conflito no Iraque com as autoridades locais, anunciou hoje o executivo dos EUA.
Corpo do artigo
O chefe da diplomacia norte-americana deverá reunir-se com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, e com «líderes iraquianos de todo o espectro político», disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.
John Kerry «vai abordar as medidas dos Estados Unidos em curso para assistir o Iraque que se confronta com a ameaça do Estado Islâmico do Iraque e do Levante», acrescentou a mesma responsável.
O Presidente norte-americano, Barack Obama - que mandou retirar as tropas norte-americanas do Iraque no final de 2011 -, anunciou, no final da semana passada, o envio de 300 conselheiros militares em apoio às forças iraquianas que lutam contra os 'jihadistas' e admitiu a possibilidade de «ataques aéreos cirúrgicos».
Obama insistiu, contudo, na necessidade de o Iraque garantir um sistema político aberto a todas as comunidades de sunitas, xiitas, curdos e cristãos.