O norte-americano The New York Times e o britânico The Guardian consideram que o antigo analista da NSA merece perdão ou alguma forma de clemência que lhe permita regressar aos EUA.
Corpo do artigo
Os jornais The New York Times e The Guardian defendem o regresso de Edward Snowden aos EUA por o ex-analista da NSA ter prestado um grande serviço aos norte-americanos e ao mundo.
Para estas publicações, este ex-analista informático, que agora está refugiado na Rússia, revelou informações de importância pública e, por isso, está na altura de demonstrar alguma clemência.
As direções editoriais destes dois jornais acham que Snowden merece mais que uma vida de exílio permanente, medo e fuga, merecendo sim perdão ou alguma forma de clemência que lhe permita regressar aos EUA.
Para o The New York Times, a pena para o ex-analista deve ser substancialmente reduzida, uma vez que com as suas revelações o público ficou a saber com grande detalhe como a NSA abusou da autoridade.
Já o The Guardian, um dos jornais que revelou em primeira mão as informações recolhidas por Snowden, acredita que o papel do analista deve ser valorizado e espera que a administração de Barack Obama esteja a trabalhar numa estratégia para que o antigo analista regresse aos EUA.