O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, dava esta tarde uma conferência de imprensa sobre política monetária quando uma mulher saltou para cima da mesa, atirou papéis e gritou palavras de ordem.
Corpo do artigo
A jovem, com cerca de 20 anos e que estava sentada nos lugares reservados para a imprensa, saltou para cima da mesa contra Mario Draghi quando este lia o comunicado depois da reunião de política monetária do conselho de governadores do BCE.
[twitter:588326241876443136]
A rapariga gritou em inglês «Pare com a ditadura do BCE», um "slogan" que também tinha estampado na camisola que tinha vestida, onde podia ler-se "ECB dick-tatorship" ("Fim da ditadura dos homens no BCE"). Depois atirou confetes e folhas para cima de Draghi.
[youtube:koKU6sD3kLQ]
Draghi reagiu com surpresa, mas apenas levantou as mãos e deixou a segurança tratar do assunto. A mulher foi rapidamente controlada e foi presa para interrogatório pela polícia de Frankfurt, que não revelou a sua identidade.
Após uma paragem de poucos minutos, a conferência de imprensa recomeçou. O protesto já foi reivindicado pelo movimento FEMEN, um movimento feminista fundado na Ucrânia em 2008.
[twitter:588338902332760064]