Limonada, água fresca e bolachas em troca de um contributo por uma causa maior. Tal como um crowdfunding bem-sucedido, Tristan superou as expectativas e já pode ter a família que verdadeiramente quer.
Corpo do artigo
Quem nunca viu ou ouviu falar de crianças empreendedoras, que desde muito cedo começaram com um negócio caseiro à porta de casa? Tristan Jacobson é apenas mais uma criança neste filme, visto vezes e vezes sem conta, mas é o seu objetivo que o distingue de todas os outros, conta a estação de televisão do Missouri, KOLR.
Uma criança, à beira da rua a vender limonada, água e bolachas, é algo bastante comum em Springfield, Missouri, nos Estados Unidos, especialmente quando a temperatura começa a subir. Até aqui, nada de novo. A diferença está num dos cartazes que a barraquinha de Tristan tem e na resposta que dá após cada venda: "obrigado por ajudar a nossa adoção".
Tristan não vive com os seus pais biológicos. Abandonado pela mãe e com o pai na prisão, Tristan viu em Donnie Davis, a antiga mulher do seu pai biológico, um porto de abrigo. Donnie é a tutora legal de Tristan mas, para que a adoção se consume, é preciso dinheiro, que a família não tem.
O jovem não baixou os braços e decidiu contribuir para a concretização do sonho da família. "Planeámos fazer uma venda de garagem. Reduzimos as despesas todas para ter dinheiro para o advogado. Cada dia que saio para o trabalho, ele diz-me: tem um bom dia, mamã, e ganha muito dinheiro para a adoção", contou Donnie. Segundo a tutora, Tristan sofreu muito com a família biológica, com abusos físicos e emocionais entre os quatro e os cinco anos.
A adoção já foi aprovada, mas é preciso esperar mais seis meses até que o processo se finalize e, entretanto, a família precisava de arranjar cinco mil dólares.
A resposta da comunidade de Springfield foi digna de registo, tanto em dinheiro como em apoio. Tristan conseguiu não só arranjar os cinco mil euros, como ainda terá um bom pé-de-meia para o futuro. "Esperávamos conseguir no máximo 500 dólares, talvez 750, mas nunca 16 mil".