Juan Carlos e Chávez vão reunir-se pela primeira vez desde incidente do «por que no te callas?»

O Rei Juan Carlos de Espanha começou sábado férias na ilha mediterrânea de Maiorca, onde sexta-feira próxima vai receber o Presidente venezuelano, Hugo Chávez, no primeiro encontro entre os dois desde o incidente «por que no te callas?».
A digressão de Hugo Chávez pela Europa tem início amanhã em Moscovo, segue -se a Bielorrússia, Portugal e para o fim da semana fica a Espanha.
O encontro com Hugo Chávez, um dos primeiros compromissos do Rei em Maiorca, está agendado para a manhã de sexta-feira 25 de Julho. O Presidente venezuelano seguirá à tarde viagem para Madrid, onde se reúne com o primeiro-ministro espanhol, José Luís Rodríguez Zapatero.
O contacto pessoal será o primeiro depois do incidente que ocorreu entre Juan Carlos e Hugo Chávez no ano passado durante a Cimeira Ibero-Americana de Santiago do Chile.
Na sessão de encerramento, quando Zapatero defendia o seu antecessor, José Maria Aznar, das críticas de Hugo Chávez, o Rei Juan Carlos irritou-se e, dirigindo-se a Chávez, mandou-o calar dizendo «por que no te callas?».
Após a tensão diplomática criada por esta situação, os contactos bilaterais foram retomados em Maio, na sequência de um encontro entre Chávez e Zapatero em Lima, à margem da Cimeira União Europeia-América Latina .
Nessa altura, o Governo espanhol considerou que o encontro foi «um primeiro passo para o restabelecimento e a normalização plena» das relações. Hugo Chávez adiantou mesmo que estava retomado «o caminho das excelentes relações» entre os dois países.