!["Pensamos que ele [Juan Guaidó] é a pessoa certa para pôr fim à atual crise na Venezuela", afirma uma porta-voz de Boris Johnson](https://staticx.noticiasilimitadas.pt/tsf/image.webp?brand=tsf&type=generate&guid=72abe7a7-7f9f-4616-9777-ed9c3ab11658&w=3840)
"Pensamos que ele [Juan Guaidó] é a pessoa certa para pôr fim à atual crise na Venezuela", afirma uma porta-voz de Boris Johnson
EPA
O presidente interino da Venezuela vai ser recebido pelo chefe da diplomacia britânica, Dominic Raab, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
O opositor venezuelano Juan Guaidó, reconhecido por meia centena de países como presidente interino da Venezuela, vai reunir-se esta terça-feira em Londres com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou Downing Street.
Guaidó será recebido durante a tarde pelo chefe da diplomacia britânica, Dominic Raab, e Boris Johnson deverá juntar-se-lhes, segundo fonte do gabinete do primeiro-ministro britânico. "O Reino Unido reconheceu-o como presidente interino. Com os nossos parceiros internacionais, pensamos que ele é a pessoa certa para pôr fim à atual crise na Venezuela, em face da ausência de um presidente legitimamente eleito", disse uma porta-voz de Johnson.
Desafiando a proibição de sair do território venezuelano, Juan Guaidó viajou para a Colômbia onde, no domingo, se reuniu com o secretário de estado norte-americano, Mike Pompeo. Na quarta-feira é esperado em Bruxelas, para um encontro com o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, e quinta-feira segue para Davos, na Suíça, onde decorre o Fórum Económico Mundial.
Reeleito para a presidência da Assembleia Acional venezuelana a 5 de janeiro, Juan Guaidó reivindica há um ano a presidência interina da Venezuela, acusando Nicolás Maduro de "usurpação" da presidência depois de uma "reeleição fraudulenta" em 2018.
O Governo da Venezuela qualificou a viagem de Guaidó ao estrangeiro de ato "insignificante" de "um lacaio que vai encontrar-se com os seus amos na Colômbia", nas palavras de Diosdado Cabello, "número dois" do regime.