O político, no poder há nove anos, continuará contudo como chefe de Governo até à escolha de um novo líder
Corpo do artigo
O primeiro-ministro do Canadá apresentou esta segunda-feira a sua demissão do cargo de líder do Partido Liberal. Justin Trudeau estava sob pressão há semanas, com a aproximação das eleições gerais numa altura em que o partido está mal colocado em diversas sondagens.
"Ontem à noite, ao jantar, contei aos meus filhos uma decisão que vou partilhar convosco hoje: pretendo renunciar ao cargo de líder do partido, como primeiro-ministro, após o partido escolher o seu novo líder", anunciou o político de 53 anos esta segunda-feira, em conferência de imprensa.
Justin Trudeau, no poder há nove anos, continuará contudo como chefe de Governo até à escolha de um novo líder.
“Este país merece uma verdadeira escolha nas próximas eleições”, argumentou.
Afirma ainda que ficou "claro" que tem de travar "batalhas internas" e, por isso, não consegue ser a "melhor opção" para as eleições.
O Partido Liberal do Canadá, diz, foi eleito em 2021, pela terceira vez, para reforçar a economia do país após a pandemia de Covid-19 e trabalhar os interesses dos canadianos. Esta foi uma tarefa que Justin Trudeau considera ter sido concluída com sucesso, já que o Canadá é hoje um "país melhor" do que quando tomou posse como primeiro-ministro, em 2015.