Kadhafi pode usar reservas de ouro para «obter protecção», diz ex-governador de Banco Central
Em entrevista a um jornal italiano, Ferhat Bengdara acredita que Muammar Kadhafi pode usar parte das reservas de ouro da Líbia para «pagar e corromper tribos ou milicianos».
Corpo do artigo
Um antigo governador do Banco Central da Líbia acredita que Muammar Kadhafi poderá utilizar parte das reservas de ouro do país para «obter protecção e semear o caos».
Em entrevista ao Corriere della Sera, Ferhat Bengdara explicou que Kadhafi tem dez mil milhões de dólares em reservas de ouro e que «poderá ter ficado parte desse ouro».
Bengdara, que há muitos meses se juntou aos rebeldes, adiantou que esse ouro poderá ser usado para «pagar e corromper tribos ou milicianos» e que Kadhafi estará muito interessado em vender esse ouro.
«Um dos meus amigos, que não é líbio, indicou-me que há pouco tempo foi contactado por um dos colaboradores mais próximos de Kadhafi que lhe propôs a venda de 25 toneladas de ouro», explicou.
Este antigo governador do Banco Central da Libia sugeriu ao seu amigo que rejeitasse a proposta. «O meu amigo rejeitou imediatamente a oferta. Isto é um indício claro», concluiu.