Segundo a porta-voz do presidente russo, o líder norte-coreano está disponível para introduzir esta moratória «sem condições prévias, no quadro das negociações» a seis sobre o programa nuclear de Pyongyang.
Corpo do artigo
O líder norte-coreano mostrou-se disponível a introduzir uma moratória sobre ensaios nucleares caso sejam retomadas as negociações a seis sobre o programa nuclear de Pyongyang, indicou a porta-voz do presidente russo.
Segundo Natalia Timakova, «sem condições prévias, no quadro das negociações, os coreanos do Norte estão dispostos a resolver o problema introduzindo uma moratória sobre os ensaios e a produção de combustível nuclear».
Kim Jong-il chegou ao Extremo Oriente russo no sábado a bordo do seu comboio blindado, naquela que está a ser a sua terceira visita à Rússia, depois de aí ter estado também em 2001 e 2002.
Por razões de segurança, a sua visita não foi alvo de qualquer anúncio oficial, não estando o Kremlin a revelar detalhes da visita do líder da Coreia do Norte, cujas viagens ao estrangeiro são muito pouco frequentes.