A confirmar-se, esta será a segunda vez que Guterres e Putin vão estar juntos desde o início da Guerra na Ucrânia. A primeira vez aconteceu em abril de 2022 para discutir a ajuda humanitária e retirada dos civis da zona de guerra.
Corpo do artigo
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, vão encontrar-se na próxima quinta-feira. O encontro de dia 24de outubro acontece no âmbito da cimeira de BRICS, em Kazan.
Em comunicado, citado pela agência de notícias France-Press, o porta-voz do Kremlin referiu que "estão agendadas sete reuniões bilaterais, após o final dos eventos", incluindo com o secretário-geral da ONU. A confirmar-se, esta será a segunda vez que Guterres e Putin vão estar juntos desde o início da Guerra na Ucrânia.
Em abril de 2022, os dois dirigentes reuniram-se para discutir a ajuda humanitária e retirada dos civis da zona de guerra.
A próxima cimeira de BRICS realiza-se entre 22 e 24 de outubro na cidade russa de Kazan.
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul formam o grupo original dos BRICS, que estão em expansão, depois de incluírem o Egito, o Irão, os Emirados Árabes Unidos e a Etiópia.
Além de Guterres, Vladimir Putin vai manter reuniões bilaterais com vários líderes do grupo BRICS, como o Presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, bem como com outros líderes convidados para a cimeira em Kazan.
"Naturalmente, uma atividade internacional de tal magnitude não acontecerá sem reuniões bilaterais. Temos muitas planeadas, penso que não será fácil para o nosso Presidente, no entanto, ele próprio manifestou o desejo de conhecer literalmente todos os chefes de estado que se deslocam a Kazan", afirmou Ushakov.
Durante a próxima cimeira, os líderes dos países membros deverão definir os critérios para que outras 15 nações se juntem ao bloco na categoria especial de parceiros associados.
Vladimir Putin já tinha afirmado que cerca de 30 países tinham demonstrado interesse em aderir de uma forma ou outra aos BRICS.
Notícia atualizada às 18h57