A hora da chamada não foi divulgada
Corpo do artigo
O Kremlin confirmou esta segunda-feira que Vladimir Putin vai falar ao telefone com Donald Trump na terça-feira. Contudo, a hora a que decorrerá a chamada não foi divulgada.
A informação tinha sido inicialmente avançada, no domingo à noite, pelo Presidente dos Estados Unidos. "Veremos se temos algo a anunciar talvez até terça-feira. Falarei com o Presidente Putin na terça-feira", afirmou o republicano, acrescentando: "Falaremos sobre as terras. Falaremos sobre centrais elétricas."
Agora, em conferência de imprensa em Moscovo, o porta-voz do Kremlin garantiu que essa conversa telefónica está "a ser preparada" para terça-feira. Mas Dmitry Peskov não adiantou mais detalhes.
Na semana passada, o Presidente russo, Vladimir Putin, disse que estava disposto a discutir com o homólogo norte-americano, Donald Trump, "as dúvidas" sobre a proposta de trégua de 30 dias na Ucrânia, que Kiev já aceitou.
Em resposta à proposta, Putin disse que a Rússia apoia uma trégua, mas vê muitos problemas na implementação e verificação de um cessar-fogo.
Moscovo indicou recear também que Kiev utilize a pausa para se reagrupar e rearmar.
Putin e Trump falaram pela primeira vez (desde que o republicano tomou posse, em janeiro) a 12 de fevereiro. No primeiro contacto telefónico (oficial), os dois líderes concordaram em iniciar um processo de negociação para pôr fim ao conflito na Ucrânia.
A Ucrânia foi invadida pela Rússia em 2014, altura em que anexou a península da Crimeia e, em 2022, lançou uma ofensiva militar de grande escala contra o território ucraniano.
