A Comissão Europeia publicou ao início da tarde a proposta dos credores que vai ser votada em referendo no próximo domingo.
Corpo do artigo
Christine Lagarde, a voz do FMI, não fecha a porta a negociações com a Grécia. É o que se lê num comunicado emitido há pouco, os próximos dias são fundamentais e o Fundo Monetário Internacional vai estar atento.
Também em comunicado, emitido ao princípio da tarde, a Comissão Europeia enuncia todas as propostas que foram feitas à Grècia e que vão a referendo no próximo domingo.
Os credores exigem um aumento do IVA na eletricidade dos 6 para os 13 por cento e na restauração para os 23%. Além disso, já não colocam a hipótese de subir o IVA nos hotéis para a taxa máxima, sugerindo o aumento para a intermédia.
Os credores propõem ainda a eliminação dos descontos nos impostos cobrados nas ilhas, enquanto que o governo de Tsipras quer manter esses descontos nos 30%.
A proposta tem data de sexta-feira às oito da noite, foi publicada ao início da tarde no portal da Comissão Europeia, que diz que a publicou em nome da transparência e do direito à informação do povo grego.
Já depois do documento estar publicado, o comissário europeu dos assuntos económicos escreveu no twitter que a porta das negociações ainda está aberta e que o lugar da Grécia é na zona euro.
[twitter:615166443362119680]