Prémio Nobel da Física foi dividido por três laureados.
Corpo do artigo
O Prémio Nobel da Física 2018 foi atribuído a Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland por "invenções inovadoras no campo da física lasers".
O norte-americano Arthur Ashkin foi distinguido pelo seu trabalho com "pinças óticas e a sua aplicação nos sistemas biológicos", enquanto o francês a Gérard Mourou e a canadiana Donna Strickland "pelo método de geração de impulsos óticos ultracurtos de alta intensidade".
"Objetos extremamente pequenos e processos incrivelmente rápidos são hoje vistos com uma nova luz. Instrumentos de alta precisão abrem áreas de investigação ainda não exploradas e uma imensidão de aplicações industriais e médicas", escreveu a Academia Sueca das Ciências em comunicado.
TSF\audio\2018\10\noticias\02\rute_fonseca_12h_premios_nobel
Donna Strickland juntou-se por telefone à cerimónia e contou que quando soube que era a laureada o primeiro pensamento foi: "mas que loucura". Já Arthur Ashkin, de 96 anos, disse que não tinha disponibilidade para entrevistas porque estava muito ocupado, a trabalhar.
1047061973966512130
Esta é a primeira vez em 55 anos que uma mulher é distinguida com o Nobel da Física. Apenas duas mulheres receberam o galardão neste campo científico: Marie Curie, em 1903 e Maria Goeppert-Mayer em 1963.
Nos próximos dias serão escolhidos os vencedores dos prémios da Química (esta quarta-feira), da Paz (sexta-feira) e da Economia (segunda-feira).
O Nobel da Medicina foi atribuído esta segunda-feira ao norte-americano James P. Allison e ao japonês Tasuku Honjo, investigadores que desenvolveram "descobertas na área da terapia do cancro pela inibição da regulação imunológica negativa".
O Prémio Nobel da Literatura não será entregue este ano, na sequência de um escândalo sexual dentro da Academia Sueca, que, anualmente, escolhe o vencedor. Jean-Claude Arnault foi condenado a dois anos de prisão por violação.
Em mais de um século de entrega de prémios, entre 1901 e 2017, foram atribuídos 586 prémios a 892 pessoas e 24 organizações.
Os galardoados recebem um diploma, uma medalha de ouro e prémio monetário de nove milhões de coroas suecas, mais de 930 mil euros.
Todos os prémios serão entregues a 10 de dezembro, aniversário da morte do magnata sueco fundador do galardão, Alfred Nobel (1833-1896), químico e inventor da dinamite.