A Procuradoria-Geral da República do Brasil enviou para o Supremo Tribunal Federal uma lista com mais de 80 pedidos de abertura de inquérito. Entre os nomes visados há vários ministros no ativo.
Corpo do artigo
O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o da Ciência e Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, e o equivalente ao ministro dos Negócios Estrangeiros português, Aloysio Nunes Ferreira, são três dos pelo menos cinco ministros do Governo de Temer que a Folha de São Paulo revelou que estão na lista.
841982311088308224
Os presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também lá estão, tal como Aécio Neves e José Serra, ambos do PSDB e ambos apontados como possíveis candidatos às próximas eleições de 2018.
Na lista entregue por Rodrigo Janot constam igualmente os nomes dos dois ex-presidentes Lula da Silva e DilmaRousseff, e dos antigos ministros António Palocci e Guido Mantega.
Ao todo, o procurador-geral da República entregou 83 pedidos de inquérito ao Supremo Tribunal Federal, que agora decidirá se aceita ou não abrir os inquéritos e também se mantém sob sigilo esses mesmos inquéritos.
A chamada Lista Janot foi elaborada com base nas delações premiadas de 78 pessoas ligadas à construtora Odebrecht.
841983236649717760