O défice do Estado britânico poderia ser reduzido em mil e quinhetos milhões de euros por ano se o comércio e consumo de cannabis fosse legalizado no Reino Unido, segundo um relatório da Universidade de Essex.
Corpo do artigo
Os investigadores deste estudo fizeram várias contas e criaram um modelo semelhante ao tabaco, onde, neste caso, os impostos ligados ao comércio de cannabis poderiam levar para os cofres da croa quase mil milhões de libras.
Em euros são mil e duzentos milhões por ano em receita de impostos, segundo adiantou o investigador Stephen Pudney que publicou um podcast na internet com estes dados.
Este responsável sublinha, por outro lado que a despesa pública pode baixar cerca de mil e quinhetos milhões de euros porque existem várias poupanças.
Os custos com a polícia e o sistema judicial poderiam baixar, sublinha o estudo, com a diferença de que passaria a ser o Estado a controlar o negócio da cannabis.
O investigador Stephen Pudney fala, assim, numa mudança de paradigma: em vez de ser um bando à margem da sociedade a receber os dividendos do negócio, seria o governo a poder usar a Canabis para financiar parcelas do orçamento de Estado.