Lei dos Serviços Digitais. UE quer saber mais sobre sistemas de recomendação de Youtube, Snapchat e TikTok
A Comissão Europeia quer reduzir os riscos para a saúde mental dos utilizadores da "potencial influência" dos sistemas de recomendação
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A Comissão Europeia determinou que até 15 de novembro as plataformas YouTube, Snapchat e TikTok têm de demonstrar que estão a cumprir várias obrigações previstas na Lei dos Serviços Digitais, incluindo os riscos de saúde mental dos utilizadores.
Nos termos da Lei dos Serviços Digitais (DSA, na sigla inglesa), as plataformas têm de avaliar e reduzir adequadamente os riscos decorrentes dos seus sistemas de recomendação.
Os visados têm de comprovar que estão a cumprir a obrigação de reduzir os riscos para a saúde mental dos utilizadores, que Bruxelas está também a investigar pelo seu impacto nos processos eleitorais e no pluralismo dos meios de comunicação social.
As plataformas Youtube e Snapchat têm de fornecer a Bruxelas informações pormenorizadas sobre "os parâmetros utilizados pelos seus algoritmos para recomendar conteúdos aos utilizadores, bem como sobre o seu papel na amplificação de determinados riscos sistémicos", compreendendo os temas relacionados com o processo eleitoral, o discurso cívico, o bem-estar mental dos utilizadores (por exemplo, comportamentos viciantes) e a proteção de menores.
O executivo comunitário quer ainda que ambas indiquem as medidas adotadas para atenuar a potencial influência dos seus sistemas de recomendação na difusão de conteúdos ilegais, como a promoção de drogas ilícitas e o discurso de ódio.
Em relação ao Tiktok, são pedidas mais informações sobre as medidas adotadas para "evitar a manipulação do serviço por agentes maliciosos" e para atenuar os riscos relacionados com as "eleições, o pluralismo dos meios de comunicação social e o discurso cívico", que podem ser amplificados por determinados sistemas de recomendação.
A DAS prevê, nomeadamente, que "as plataformas em linha deverão assegurar-se de forma coerente de que os destinatários do seu serviço estão devidamente informados sobre como os sistemas de recomendação podem afetar a forma como a informação é exibida e como podem influenciar a informação que lhes é apresentada".