A Comissão Europeia deu luz verde esta quarta-feira a Letónia para aderir à zona euro a partir de 1 de Janeiro, dizendo que o país tem feito os esforços necessários para resolver a crise em que se encontrava desde 2008-2009.
Corpo do artigo
O executivo da União Europeia divulgou o seu relatório de convergência sobre a Letónia, que será apresentado ao Parlamento Europeu e os ministros das Finanças da zona do euro. São eles que vão tomar uma decisão formal sobre a adesão de Riga ao euro numa reunião no início de julho.
«A Comissão concluiu que a Letónia atingiu um elevado grau de convergência com a zona do euro», lê-se no comunicado. Se essa decisão for mantida, Letónia tornar-se-á em 2014 o 18º país membro. «A experiência da Letónia mostra que um país pode superar seus desequilíbrios macroeconómicos e sair mais forte», disse o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Olli Rehn.
O país foi duramente atingido pela crise em 2008-2009 e mergulhou numa profunda recessão. Mas em 2012, o crescimento foi de 5,6%, o mais elevado da UE.
A Letónia deverá crescer 3,8% em 2013 e 4,1% em 2014, segundo as previsões económicas da Comissão Europeia publicadas no início de maio.