A Líbia anunciou o encerramento das suas fronteiras com os quatro países vizinhos em razão da insegurança no sul do país, decretando uma «zona militar fechada», indicou uma fonte oficial.
Corpo do artigo
A Assembleia Nacional, a mais alta autoridade política do país, decidiu «o encerramento temporário das fronteiras terrestres líbias com o Chade, o Níger, o Sudão e a Argélia até a organização» da circulação de bens e de pessoas com esses países, segundo o texto da decisão publicada pela agência de notícias líbia Lana.
«As regiões de Ghadames, Ghat, Obari, al-Chati, Sebha, Mourzouk e Koufra, no sul líbio, são consideradas como zonas de operações militares fechadas, regidas pelas leis de exceção», precisou o texto.
A deputada Souad Ganour disse que o encerramento é temporário e que a medida foi tomada devido ao grande fluxo de imigrantes ilegais, sobretudo depois da notícia de uma possível intervenção militar no Mali, o crescimento da violência, o tráfico de drogas e os grupos armados que agem impunemente.