O comité líbio para pessoas desaparecidas anunciou hoje ter encontrado 163 corpos de pessoas mortas no conflito que derrubou o regime de Muammar Khadafi no ano passado.
Corpo do artigo
«Foi com sucesso que encontrámos 163 corpos das 400 pessoas desaparecidas nas regiões orientais do Líbi», disse à France Presse Maher Warfalli, membro do comité para pessoas desaparecidas.
Os cadáveres foram removidos de uma vala na cidade deserta de Ben Jawad, a leste de Sirte, onde o coronel Khadafi foi capturado e morto em outubro, disse Omar Abdelkhalek Obeidi, presidente do comité e médico legista.
«Os corpos encontrados referem-se a rebeldes mortos entre fevereiro e março de 2011 em Brega, Ras Lanouf e Ben Jawad, bem como nos arredores de Sirte», adiantou.
De acordo com Omar Abdelkhalek Obeidi, alguns das pessoas foram executadas enquanto outros foram mortos nos combates entre rebeldes armados e as tropas leais a Khadafi.
Os corpos foram descobertos com a ajuda das Nações Unidas e do Ministério dos Mártires, Feridos e Desaparecidos, disse Maher Warfalli.