O ministério dos Assuntos Exteriores francês felicitou os líbios pelas eleições realizadas no sábado e assegurou que o país irá manter-se ao lado de Tripoli na sua «progressão democrática».
Corpo do artigo
A França «deseja sublinhar a determinação das autoridades de transição que, apesar dos muitos obstáculos, têm sido capazes de organizar esta eleição dentro dos prazos que tinham sido acordados», disse um porta-voz do ministério, em comunicado citado pela EFE.
A mobilização do povo, adianta a missiva, «reflete a sua vontade de contribuir para o êxito da transição e de virar a página a anos de ditadura para construir, no presente, um Estado de Direito».
A França «mantém-se ao lado do povo líbio na sua progressão democrática e apela à união de todos nas próximas etapas», conclui o comunicado.
Também o Presidente norte-americano, Barack Obama, felicitou a Líbia no sábado à noite.
Barack Obama classificou como «um novo marco» na transição para a democracia a realição das primeiras eleições livres em décadas na Líbia.
«Depois de 40 anos sob o domínio de um ditador, o voto histórico de sábado mostra que o futuro da Líbia está nas mãos do povo líbio», disse Obama, citado pela AFP.
A Itália também considerou que a Líbia vive um «ponto de viragem».
Estas eleições são «um ponto decisivo na história do país, constituem um passo para o fortalecimento do processo democrático», disse o ministro com a pasta dos Negócios Estrangeiros italiano, Giuliu Terzi, num comunicado.
A taxa de participação foi de 60 por cento, de acordo com resultados preliminares anunciados pela Comissão Eleitoral, para estas primeiras eleições livres, após décadas de ditadura de Muammar Kadhafi.
O chefe de Estado tunisino saudou também a Líbia, afirmando que os tunisinos contribuíram para a «construção de instituições democráticas», durante uma conversa telefónica com o líder líbio, Mustafa Abdeljalil.
A contagem dos votos iniciou-se no sábado à noite e a Comissão Eleitoral prevê anunciar os resultados preliminares «segunda-feira à noite ou terça-feira».