Líbia: Secretário-geral da NATO lamenta morte de rebeldes em ataque da aviação aliada
O secretário-geral da NATO lamentou, esta sexta-feira, a morte de vários rebeldes líbios na quinta-feira num ataque da aviação aliada a uma coluna de blindados das forças que combatem o exército de Muammar Kadhafi.
Corpo do artigo
«Este é um incidente muito infeliz. Lamento profundamente a perda de vidas», disse Anders Fogh Rasmussen numa declaração ao canal televisivo da NATO.
A declaração foi feita pouco tempo depois de um responsável pelas operações militares da NATO na Líbia admitir que os ataques em volta de Brega provocaram a morte de vários combatentes rebeldes, considerando no entanto que a organização não tinha de pedir desculpa pelo incidente, na medida em que desconhecia que os rebeldes tinham blindados.
Rasmussen acrescentou que a situação no terreno na Líbia é «muito instável» e que o regime líbio utilizou anteriormente blindados para atacar a população civil.
O incidente envolvendo a NATO ocorreu quinta-feira a oeste de Ajdabiya, quando aviões da Aliança bombardearam uma coluna de veículos militares dos rebeldes que se dirigiam para a frente a leste de Brega.
Pelo menos quatro rebeldes morreram, 14 ficaram feridos e seis desapareceram, segundo o principal responsável militar rebelde, o general Abdelfatah Yunes.