
Kim Jong-un
Reuters/KCNA
Kim Jong-un foi eleito, por unanimidade, como deputado na Assembleia Popular Suprema (parlamento) nas eleições legislativas de domingo, informou hoje a KCNA.
Corpo do artigo
«Todos os eleitores da circunscrição participaram na votação e 100% votou a favor de Kim Jong-un», indica um despacho da agência estatal.
O líder norte-coreano apresentava-se como candidato ao distrito eleitoral 110 do monte Paektu, situado no norte do país, junto à fronteira com a China, considerado pelo regime um "lugar sagrado", onde supostamente nasceu o seu pai, Kim Jong-il, falecido em dezembro de 2011.
A eleição de Kim Jong-un foi «uma expressão do apoio absoluto do pessoal de serviço e do povo» a Kim Jong-un, segundo a KCNA, que insistiu na ideia de «unidade monolítica» em torno do líder, promulgada pelo regime nas últimas semanas.
As eleições legislativas norte-coreanas, que acontecem de cinco em cinco anos, realizaram-se, no domingo, pela primeira vez desde que o jovem líder assumiu o poder após a morte do seu pai.
A sua designação era completamente esperada, dado que Kim Jong-il foi, igualmente, eleito deputado, por unanimidade, em anteriores eleições, as últimas das quais realizadas em março de 2009.
Com um total de 687 assentos, Assembleia Popular Suprema, máximo órgão legislativo do país, presidida pelo veterano Kim Yong-nam, tem como função, na prática, ratificar as decisões tomadas pela cúpula do Partido dos Trabalhadores, sob a suprema liderança de Kim Jong-un.