André Ventura vai estar no evento organizado pelo líder do Vox, Santiago Abascal, que conta com a presença ainda de Marine Le Pen, Viktor Orbán ou Matteo Salvini
Corpo do artigo
Fazer a Europa Grande Outra Vez (Make Europe Great Again). A frase, roubada a Donald Trump, é o lema do encontro dos Patriots for Europe, o grupo que agrupa os partidos de extrema-direita no Parlamento Europeu e que se reúne, esta sexta-feira e este sábado, em Madrid.
André Ventura é um dos participantes no evento, ao lado de políticos como Marine Le Pen, Viktor Orbán ou Matteo Salvini, que também vão marcar presença no evento organizado por Santiago Abascal, líder do Vox. “Patriots é a terceira força política do Parlamento europeu e representa a milhões de europeus que querem que o bom senso volte às instituições europeias, que devem servir os europeus e trabalhar por uma Europa próspera, segura e que conserve a sua identidade”, disse José António Fuster, porta-voz do Vox.
O objetivo da reunião, dizem, é demonstrar que “existe uma alternativa à coligação de populares e socialistas em Bruxelas, ao seu fanatismo climático e às suas políticas de portas abertas à imigração massiva”.
O encontro terá duas partes, uma primeira reunião entre os líderes, esta sexta-feira, e um evento, aberto ao público, no sábado, que contará com o discurso de vários dos políticos europeus presentes e casa cheia. O Vox disponibilizou 2000 entradas para o público, de forma gratuita, que os seus militantes esgotaram em poucas horas.
De acordo com o programa, os primeiros a falar serão os representantes dos partidos da Estónia, Grécia, República Checa e Polónia, com um conhecido discurso populista e xenófobo, contra os direitos da comunidade LGTBI, dos imigrantes e do projeto europeu. Para o final, está previsto o discurso de Matteo Salvini e do holandês Geert Wilders, vencedor das eleições de novembro de 2023 na Holanda e com maioria no governo atual, uma coligação de quatro partidos.
Mesmo sem participar no evento, Donald Trump e as suas políticas vão estar muito presentes durante as reuniões. A começar pelo lema do encontro e pela imagem escolhida para o ilustrar: a Catedral da Almudena, de Madrid, símbolo de uma Europa que os Patriots consideram estar ameaçada pela imigração. Além disso, esta sexta-feira, os líderes políticos vão reunir-se com os responsáveis da Heritage Foundation, um think tank ultraconservador, próximo do Governo de Donald Trump.
Os Patriots contam com 86 dos 720 deputados do Parlamento Europeu. A formação inclui mais de dez partidos políticos de diferentes países da Europa, que conseguiram mais de 19 milhões de votos nas últimas eleições europeias.
