Donald e Melania Trump estão infetados com o novo coronavírus. Líderes mundiais desejam recuperação rápida.
Corpo do artigo
Depois de testar positivo à Covid-19, o Presidente dos Estados Unidos da América foi encaminhado para o Hospital Militar Nacional de Walter Reed, onde deverá ficar hospitalizado durante alguns dias, de acordo com a Casa Branca.
"Por precaução, e por recomendação do seu médico, o Presidente irá trabalhar a partir dos seus escritórios, em Walter Reed nos próximos dias", indica a Casa Branca, em comunicado.
Donald Trump já apresentava sintomas ligeiros da doença. A equipa médica do Presidente norte-americano esclareceu, esta sexta-feira, que Trump se sentia cansado, mas que estava bem-disposto.
De acordo com a CNN, Trump estará com febre e, segundo um dos médicos que o acompanha, encontra-se a tomar um "cocktail" à base de anticorpos, produzido pela empresa de biotecnologia Regeneron, assim como zinco, vitamina D, famotidina, melatonina e aspirina.
Também Melania Trump, infetada pelo novo coronavírus, já apresenta "sintomas ligeiros". "Tenho sintomas ligeiros, mas sinto-me bem", escreveu a primeira-dama norte-americana.
1312046490077061121
Mais tarde, soube-se que pelo menos mais duas pessoas testaram positivo na Casa Branca. A informação é avançada pela CNN, que cita um memorando dos jornalistas correspondentes.
Trata-se de um repórter cujo nome não foi revelado e de um membro do staff do departamento de imprensa da Casa Branca.
Vários líderes mundiais desejaram as melhoras ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à primeira-dama, Melania Trump, ambos infetados com o novo coronavírus.
Foi o caso do primeiro-ministro e do Presidente da República de Portugal, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa.
Marcelo Rebelo de Sousa informou que "já desejou as melhoras ao Presidente Donald Trump, tal como, de resto, já tinha feito em casos anteriores com outros dirigentes mundiais".
Também António Costa disse desejar as melhoras do Presidente norte-americano. "Desejo-lhe as melhoras, naturalmente. É o que se deseja a qualquer pessoa que está doente", declarou António Costa.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, foi dos primeiros. No Twitter desejou ao seu "amigo" uma "recuperação rápida e boa saúde".
1311905372504879105
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, faz mesmo e lembra: "A Covid-19 é uma batalha que todos continuamos a lutar. Todos os dias. Não importa o ligar onde vivemos."
1311929765243359232
Também o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que já esteve infetado com Covid-19, desejou as melhoras a Donald e Melania Trump. "Espero que ambos tenham uma rápida recuperação."
1311938117872619520
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Ghebreyesus, deixou votos de rápidas melhoras.
1311939598646489088
Por sua vez, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, escreve que milhões de israelitas estão a pensar em Donald Trump e na primeira-dama, Melania Trump.
1311935347962580992
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, "envia amor e orações" aos seus "queridos amigos".
1311908650269765638
O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, desejou rápidas melhoras ao casal. "Espero sinceramente que superem o período de quarentena sem problemas e recuperem a saúde o mais depressa possível., escreveu.
1311966038242873344
Já o Kremlin começou para desejar ao presidente Trump uma "rápida recuperação" através do porta-voz Dmitry Peskov, que acrescentou que o presidente Vladimir Putin planeia ser vacinado contra a Covid-19 em breve.
Foi depois divulgada uma mensagem oficial de Vladimir Putin, dirigida a Trump: "Estou convencido que sua vitalidade, boa disposição e otimismo o ajudarão a lidar com este vírus perigoso", cita o Kremlin.
O porta-voz de Angela Merkel, Steffen Seibert, reagiu em nome do governo alemão, desejando rápidas melhoras.
1311960031852670976
E o secretário-geral da NASTO, Jens Stoltenberg, enviou uma mensagem sóbria de rápidas melhoras.
1311971998692790272
O Presidente norte-americano recebeu também desejos de melhoras por parte do líder norte-coreano, Kim Jong-Un.
Mais tarde, chegaria uma mensagem de apoio por parte do Presidente que antecedeu Trump, Barack Obama, que lembrou que, apesar da "grande batalha política" travada nesta altura, deseja que todos estejam saudáveis.
1312166609616687105
O anúncio foi feito pelo próprio presidente dos EUA e pela primeira-dama no Twitter. "Vamos começar a quarentena e o nosso processo de recuperação de imediato", escreveu Donald Trump.
O médico da presidência confirma que "ambos estão bem e planeiam permanecer em casa, na Casa Branca, durante a convalescença". Podem continuar a desempenhar as suas funções em confinamento sem qualquer "perturbação", acrescentou, citado pela AFP.
12869404
A viagem à Florida que Donald Trump tinha prevista para esta sexta-feira à tarde, para participar num comício eleitoral, já foi cancelada.
O presidente e a primeira-dama fizeram o teste à Covid-19, depois de uma colaboradora próxima ter confirmado estar infetada. O secretário de Estado Mike Pompeo também fez o teste, mas deu negativo.
"Ela deu positivo", disse Donald Trump à estação de televisão Fox News, confirmando as notícias da imprensa sobre Hope Hicks, conselheira presidencial, que viajou a bordo do Air Force One com o Trump num voo para Cleveland na terça-feira, para participar no debate eleitoral com o candidato democrata à Casa Branca Joe Biden.
A conselheira também viajou com Trump na quarta-feira para o estado de Minnesota, onde decorreu uma reunião de campanha.
Esta sexta-feira, o Presidente dos Estados Unidos foi substituído pelo seu vice-presidente, Mike Pence, numa reunião virtual com governadores, após ter sido confirmado o contágio por Covid-19 e do anúncio da suspensão temporária da campanha eleitoral.
Pence substituiu Trump numa reunião virtual com governadores para abordar justamente a crise causada pela pandemia de Covid-19 e a proteção dos mais vulneráveis.
12869494