António Costa lamentou o ataque, que Vladimir Putin considerou um crime "cínico e desumano". Já Donald Trump defende que o mundo não pode tolerar mais ataques como este.
Corpo do artigo
A mensagem do primeiro-ministro português chegou através da rede social Twitter. Em português e depois em inglês, António Costa lamenta o atentado e deixa uma mensagem de solidariedade dos portugueses com o povo britânico.
Também esta manhã, o presidente norte-americano defende que o mundo não pode continuar a tolerar ataques como este. Durante uma conferência de imprensa conjunta com o líder da Autoridade Palestiniana, em Belém, onde está em visita de Estado, Donald Trump os autores do ataque como "falhados".
TSF\audio\2017\05\noticias\23\donald_trump_evil_losers_trad
Já o presidente russo, Vladimir Putin, fala num crime "cínico e desumano". Numa mensagem divulgada pela agência de notícias russa, Putin diz esperar que os autores do atentado não escapem ao castigo que merecem e garante estar disponível para colaborar com o Reino Unido no combate ao terrorismo.
Também o presidente chinês enviou uma mensagem à rainha Isabel II onde manifesta "firme apoio" aos britânicos.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, fala de um ataque brutal e cobarde e garante que a União Europeia vai continuar a apoiar o Reino Unido na luta contra o terrorismo.
No mesmo sentido, a chanceler alemã Angela Merkel considera que este ataque vai fortalecer a determinação no combate aos terroristas e o presidente francês Emmanuel Macron garante todo o empenho e cooperação nesta luta.
Espanha, Grécia e Irlanda são exemplos de outros países que têm enviado mensagens de solidariedade em que não escondem o choque e garantem todo o apoio contra o terrorismo.