O aumento do limite de velocidade será válido apenas em alguns troços de autoestrada. O Governo espanhol aprova hoje o projeto de lei de reforma da Lei de Tráfico e Segurança Viária que também vai aumentar as multas por alcoolemia.
Corpo do artigo
O projeto prevê que a multa em caso de consumo de álcool por quem conduz aumente de 500 para 1.000 euros, na primeira de várias alterações que estarão em vigor no próximo ano.
As decisões de hoje serão remetidas ao Congresso para tramitação parlamentar e, após a sua aprovação pelas cortes, serão seguidas por um novo Regulamento de Circulação, que deverá incorporar algumas das medidas da reforma da Lei de Tráfico para estar vigente na primavera.
Detalhes da reforma deverão ser explicados hoje aos jornalistas pelo ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, que participará na conferência de imprensa habitual, ao início da tarde, depois da reunião do Conselho de Ministros.
Entre as medidas já conhecidas estão a obrigação do uso de capacete por menores que circulem em bicicleta tanto na cidade como em vias interurbanas, provas de drogas e álcool a peões que infrinjam normas de circulação e não apenas aos que sejam vítimas ou participantes num sinistro.
O texto proíbe o uso de detetores de radar e regula os sistemas de retenção infantil, que passam de um sistema de idade a um de tamanho.
A par do aumento da velocidade em alguns troços das autoestradas, a lei vai baixar a velocidade em algumas estradas nacionais e em algumas ruas das zonas urbanas.