Há ainda registo de cinco feridos. A chuva intensa levou a que a lixeira desabasse e caísse sobre várias casas.
Corpo do artigo
Pelo menos 17 pessoas morreram e cinco ficaram feridas, esta segunda-feira, devido ao desabamento da Lixeira do Hulene, em Maputo.
As chuvas intensas levaram a um deslizamento do lixo que desabou sobre várias casas habitadas, esta madrugada.
"As montanhas de lixo desabaram sobre as casas e muitas famílias estavam ainda dentro dessas residências", disse Fátima Belchoir, delegada do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, citada pelo jornal Folha de Maputo.
O lixo acumulado tinha a altura equivalente a um edifício de três andares. Cinco casas terão sido destruídas e as autoridades admitem a existência de mais mortos, por baixo dos escombros.
Os trabalhos de busca, pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades e pelo Serviço Nacional de Salvação Pública, continuam no local.
Localizada a cerca de sete quilómetros da cidade de Maputo, a lixeira de Hulene é a maior da capital moçambicana, albergando muitas famílias pobres.
Em declarações à TSF, o porta-voz dos bombeiros de Maputo, Leonildo Pelembe, explicou como aconteceu o desabamento da montanha de lixo, que tinha mais de 50 metros de altura.
TSF\audio\2018\02\noticias\19\leonildo_pelembe_1_quando
O porta-voz dos bombeiros lembrou que esta é uma situação inédita em Maputo, mas que já está a ser prestado apoio médico e psicológico às vítimas.
TSF\audio\2018\02\noticias\19\leonildo_pelembe_2_inedito
Notícia atualizada às 14h30, com declarações do porta-voz dos bombeiros de Maputo