Rainha Isabel II foi esta terça-feira apresentada à 15.ª chefe de governo em 70 anos de reinado.
Corpo do artigo
Liz Truss foi esta terça-feira indigitada primeira-ministra do Reino Unido depois de se encontrar com a Rainha Isabel II, que lhe pediu para formar um novo governo após aceitar a demissão de Boris Johnson.
Numa fotografia tornada pública, a Rainha, apoiada numa bengala, cumprimentou Truss, que se tornou a 15.ª chefe de governo em 70 anos de reinado da monarca de 96 anos.
Boris Johnson saiu do Castelo de Balmoral na Escócia minutos antes, cerca das 12h00, onde chegou esta manhã com a esposa, Carrie, para ser recebido pela rainha.
Num comunicado, o Palácio de Buckingham refere que Johnson "apresentou a sua demissão como primeiro-ministro e Primeiro Lorde do Tesouro, que sua majestade teve o prazer gracioso de aceitar".
Liz Truss vai agora viajar de regresso a Londres para a residência oficial em Downing Street, onde fará um discurso pelas 16h00, e começar a anunciar a composição do governo.
A transição resultou da eleição interna para a liderança do Partido Conservador iniciada em julho, da qual Truss foi declarada vencedora na segunda-feira com 57% dos votos.