O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciará na próxima semana um roteiro de viagens internacionais que inclui Moçambique, África do Sul, Índia e Etiópia, informou hoje o seu gabinete.
Corpo do artigo
Durante a viagem, o ex-líder brasileiro terá encontros com chefes de Estado e de Governo daqueles países, além de empresários, dirigentes sindicais e lideranças de movimentos populares.
A agenda, de acordo com sua assessoria, foi escolhida como um roteiro de regiões onde ocorreram lutas sociais importantes: de independência, contra o racismo ou pela democracia e justiça social.
A viagem já estava planeada desde o ano passado, mas foi adiada em função da descoberta de um cancro na laringe, em outubro de 2011.
Com a cura do tumor, após um tratamento que envolveu sessões de rádio e quimioterapia, o ex-presidente decidiu retomar os planos, que integram o trabalho de aproximação com o continente africano, realizado pelo "Instituto Lula", ao qual se dedica desde que deixou a presidência, em dezembro de 2010.
Entre os eventos já confirmados da viagem, está a visita à sede da União Africana, onde Lula da Silva deverá tratar do encontro organizado pela instituição em parceria com a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), previsto para os dias 4 e 5 de março de 2013, em Adis Abeba.
Na Índia, último dos quatro países a ser visitado, Lula receberá o prémio Indira Gandhi.