No dia em que se assinalam 15 anos da transferência da administração daquele território de Portugal para a China,o Presidente chinês, Xi Jinping,instou à diversificação económica, à promoção do patriotismo e alertou para «interferências de forças externas».
Corpo do artigo
Xi Jinping presidiu esta manhã (madrugada em Lisboa) à tomada de posse do novo Governo de Macau, na Nave Desportiva dos Jogos da Ásia Oriental, numa cerimónia que abriu com o hino chinês tocado pela banda da PSP e em que o chefe de Estado agradeceu também aos «amigos estrangeiros que têm prestado atenção a Macau e contribuído para a prosperidade e estabilidade» do território.
Num discurso repleto de alertas sobre os desafios da cidade, o Presidente chinês instou o Governo local a avançar para a diversificação económica (diluindo o domínio do jogo), a promover a integração com o resto da China e o patriotismo entre os jovens, a aproximar-se da população e a prevenir-se contra «interferências de forças externas».
De modo a evitar os «conflitos profundos e riscos de desenvolvimento que se formaram ao longo dos anos», Macau deve «promover ativamente a diversificação adequada e o desenvolvimento sustentável da economia», afirmou.
Para isso, disse, é preciso «melhorar o regulamento da indústria de jogo» com «coragem e sabedoria», recorrendo a «um plano racional» e a «uma visão abrangente e de longo alcance».
Depois da economia, Xi Jinping abordou questões políticas, numa altura em que o sufrágio universal motivou mais de dois meses de protestos e bloqueio nas ruas de Hong Kong.
É preciso promover a harmonia e a estabilidade, bem como a «coesão social», afirmou. Ao mesmo tempo, disse o Presidente chinês, devem ser tomadas «medidas preventivas contra a infiltração e a interferência das forças externas para consolidar a tranquilidade e solidariedade de Macau».
O Governo português já felicitou o novo Governo de Macau e destacou «o excelente relacionamento» que Portugal e aquela região chinesa «souberam construir» nos últimos 15 anos, desde o fim da administração portuguesa.
Numa mensagem enviada ao chefe do executivo de Macau, que é hoje empossado, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, felicita Fernando Chui Sai On pelo início do seu segundo e último mandato, reiterando o convite que já lhe tinha dirigido para que visite Portugal em breve.