Milhares de pessoas estão concentradas em todos os pontos de acesso ao Congresso de Deputados, na capital espanhola, no âmbito do protesto "Cerca o Congresso", que decorre sob forte presença policial. Acompanhe este protesto em direto.
Corpo do artigo
O dispositivo de segurança envolve mais de 1300 agentes e elementos de 30 dos 52 grupos operacionais das Unidades de Intervenção Policial espanhola.
Ao final da tarde, os ânimos aqueceram quando um dos manifestantes tentou mudar uma das várias barreiras de segurança ao mesmo tempo que era arremessadosobjetos.
A polícia anti-motim interveio e foram pedidos reforços, mas a situação descontrolou-se. Várias pessoas foram detidas e pelo menos seis ficaram feridas depois dos violentos confrontos entre manifestantes e a polícia junto ao Congresso de Deputados.
O protesto foi convocado pela "Coordenadora 25S" e pela "Plataforma em Pé", que defende a desobediência civil, protestos e uma «assembleia permanente» de cinco dias de duração nas imediações do Congresso de Deputados.
Ações idênticas foram convocadas para outras cidades espanholas.