Nicolas Maduro é o novo presidente da Venezuela com cerca de 235 mil votos de diferença para Henrique Capriles. A comissão de eleições vai fazer uma auditoria para confirmar os resultados.
Corpo do artigo
Nicolas Maduro venceu à justa as eleições presidenciais na Venezuela, conseguindo 50,7 por cento dos votos contra os 49,1 por cento conseguidos pelo candidato da oposição, Henrique Capriles, anunciou a comissão nacional de eleições venezuelana.
Perante os resultados, Maduro defendeu que a sua vitória nas eleições foi justa, legal e constitucional e dedicou-a a Hugo Chavez.
«A luta continua» disse Maduro no discurso de vitória. «Esta foi a primeira vez sem o grande candidato [Hugo Chavez], mas está cá o seu "filho", que agora vai ser presidente e mostrar que é digno do legado de seu pai», adiantou maduro numa clara referência a Hugo Chavez.
Por seu turno, Henrique Capriles pediu uma recontagem dos votos argumentando que houve fraude eleitoral e que os resultados não refletem a realidade da votação. «Temos diferentes resultados», anuncio Capriles num discurso à nação pouco depois de serem conhecidos os resultados oficiais.
Perante as queixas, a comissão nacional de eleições venezuelana anunciou, pela voz do reitor do colégio eleitoral, Vicente Dias, que vai proceder a uma auditoria dos votos expressos nas urnas.