Mahmoud Abbas nomeia conselheiro próximo como vice-presidente da Organização para a Libertação da Palestina
Hussein al-Sheikh, de 64 anos, é um veterano do movimento Fatah de Mahmoud Abbas e considerado próximo do homem de 89 anos que lidera a Autoridade Palestiniana desde 2005
Corpo do artigo
O presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Mahmoud Abbas, nomeou este sábado um conselheiro próximo, Hussein al-Sheikh, para o cargo recém-criado de vice-presidente da organização, tornando-o o seu potencial sucessor.
A informação foi dada à France Presse por Wasel Abu Youssef, membro do comité executivo da OLP.
Este cargo foi formalmente criado na passada quinta-feira, por iniciativa do próprio Mahmoud Abbas, durante uma convenção em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, quando a comunidade internacional há muito tempo pede reformas à OLP.
Hussein al-Sheikh, de 64 anos, é um veterano do movimento Fatah de Mahmoud Abbas e considerado próximo do homem de 89 anos que lidera a Autoridade Palestiniana desde 2005.
Segundo Aref Jaffal, diretor do Centro Al-Marsad de Monitorização Eleitoral, a criação do cargo de vice-presidente da OLP, uma organização com poderes para negociar e concluir tratados internacionais em nome do povo palestiniano, visa "preparar a sucessão de Abbas".
"O sistema político palestiniano já está numa condição miserável, por isso penso que todos estes arranjos são um prelúdio para a designação de um sucessor de Abbas", disse Jaffal.