O julgamento de Anders Behring Breivik, que começa esta segunda-feira, deverá chegar ao seu término dentro de 10 semanas, cerca de um ano após os atentados de Oslo e Utoya.
Corpo do artigo
Cinco juízes, 170 advogados e mais de 1500 testemunhas estão envolvidos no julgamento de Anders Behring Breivik, o maior na história da justiça na Noruega e que começa esta segunda-feira em Oslo.
Este extremista de Direita é acusado de múltiplos atos de assassínio premeditado e terrorismo, arriscando-se a 21 anos de cadeia e internamento psiquiátrico pelo atentados de Oslo e Utoya, que provocaram 77 mortos em julho de 2011.
Ao tribunal caberá decidir se Breivik estava psicótico e esquizofrénico na altura dos atentados, depois de duas equipas de psiquiatras terem chegado a avaliações diferentes sobre a saúde mental deste norueguês.
Este julgamento, que se realiza a cerca de 120 metros do local da explosão provocada por Breivik em Oslo, está rodeado de fortes medidas de segurança e vai custar 265 milhões de euros.
A vasta maioria dos noruegueses acredita que Breivik vai ficar preso ou internado para o resto da sua vida, algo que se poderá confirmar quando a sentença deste caso for conhecida na terceira semana de julho, praticamente um ano após os atentados.