A rede de contrafação terá lucrado milhões com a falsificação do fármaco para a disfunção erétil mais popular do mundo.
Corpo do artigo
O maior laboratório do mundo de contrafação de esteroides, anabolizantes e comprimidos para a disfunção erétil, tipo Viagra, foi desmantelado esta quarta-feira pela polícia polaca, numa operação na zona da cidade de Bydgoszcz, norte da Polónia.
Em declarações à agência France Press, a porta-voz da polícia afirmou que o laboratório desmantelado era "o maior do mundo" na contrafação de medicamentos contra a impotência sexual, de acordo com os representantes das maiores empresas farmacêuticas mundiais cujos produtos eram falsificados.
Nesta operação, a polícia polaca apreendeu 100 mil comprimidos falsos para a disfunção erétil e 420 mil ampolas de esteroides, material avaliado em quase 4 milhões de euros. Foi ainda apreendida maquinaria de produção dos fármacos, de valor estimado em um milhão de euros.
Nas operações da polícia, que culminaram agora com o desmantelamento do laboratório, foram ainda detidos 14 suspeitos de integrar a rede de distribuição e comercialização.
Segundo as autoridades, a rede criminosa terá feito milhares de euros em lucro com a venda ilegal dos produtos, aos quais dava os nomes dos fármacos mais populares do mercado.
As matérias-primas e componentes utilizados para a falsificação eram provenientes da China, via Grécia, Reino Unido e Roménia.