A moeda pesa cerca de 100 quilogramas e vale um milhão de dólares.
Corpo do artigo
A maior moeda de ouro do mundo foi roubada por desconhecidos do Museu Bode, em Berlim. O furto ocorreu esta segunda-feira, pelas 03h30 locais (02h30 de Lisboa), anunciou a polícia alemã.
Segundo a agência de notícias espanhola Efe, o alerta foi dado depois de ter sido encontrada uma escada de mão no exterior do edifício, junto a uma linha férrea próxima. O achado levou também a encerrar a circulação ferroviária em três linhas durante duas horas.
A moeda é de ouro puro (99,99%) e foi produzida em 2007 pela Real Casa da Moeda do Canadá. Pertence a uma série limitada, pesa 100 quilogramas e tem o valor nominal de um milhão de dólares (926.000 euros).
Numa das faces da moeda está representado o perfil da rainha Isabel II, de Inglaterra, chefe de Estado do Canadá, enquanto na outra está uma folha de plátano, símbolo nacional canadiano. Esta peça foi incluída no livro do Guinness, em 2008, como a maior moeda de ouro do mundo.
O museu tem uma das maiores coleções de numismática do mundo, sendo a mais antiga moeda datada do século VII antes de Cristo, proveniente da Anatólia, na Ásia Menor, região maioritariamente no atual território turco.
A polícia tenta perceber como os ladrões conseguiram entrar no Bode, na capital federal alemã, a menos de cem metros da residência particular da chancelar alemã, Angela Merkel.