O abalo, o maior dos últimos 25 anos, foi sentido a vários quilómetros de distância, inclusive em algumas cidades do estado do Nevada.
Corpo do artigo
Incêndios e alguns feridos são as consequências relatadas, até ao momento, pelas autoridades da Califórnia após o sismo de magnitude 6,4, que sacudiu uma vasta região do sul da Califórnia e partes de Nevada.
O chefe dos bombeiros do condado de Kern, David Witt, disse que dois incêndios em casas e alguns feridos foram registados numa cidade perto do epicentro do sismo.
Witt disse que as equipas de emergência também estão a lidar com pequenos incêndios florestais, rachaduras em algumas estradas e fugas de gás que foram relatados após o terramoto, que atingiu o deserto de Mojave, a cerca de 240 quilómetros a nordeste de Los Angeles, perto de Ridgecrest.
Ridgecrest Home on Fire Following 6.6 EarthquakeVideo shows a Ridgecrest home on fire following a magnitude 6.4 earthquake that struck near the city on the Fourth of July. The temblor was felt in areas as far as Sacramento, Reno, Las Vegas and Tijuana, according to USGS"s website. http://on.ktla.com/1kmrC
Publicado por KTLA 5 News em Quinta-feira, 4 de julho de 2019
Segundo a agência dos EUA para a Geologia (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do abalo foi localizado na região de Searles Valley, cerca de 240 quilómetros a nordeste de Los Angeles, e a uma profundidade de 8,7 quilómetros. O tremor ocorreu às 10:33 locais (18:33 de Lisboa).
David Witt disse ainda que 15 doentes estavam a ser transferidos do Hospital Regional de Ridgecrest por precaução e por preocupação com os tremores secundários.
O supervisor do distrito do condado de Kern, Mick Gleason, disse à televisão CNN que há alguns problemas estruturais com o hospital e que alguns pacientes tiveram que ser transferidos de uma enfermaria para outra e que outros foram levados para um prédio vizinho.
1146843583988658176
A autarca de Ridgecrest, Peggy Breeden, disse que os bombeiros estão a trabalhar para apagar cinco incêndios na área após o terremoto, mas não soube dizer se havia feridos.
Peggy Breeden disse ainda à CNN que os trabalhadores das companhias de gás estão a avaliar as linhas interrompidas e desligando o fornecimento quando necessário.
Este foi o terramoto mais forte que atingiu o sul da Califórnia em 20 anos, de acordo com a sismóloga Lucy Jones. A sismóloga acrescentou que hoje já houve várias réplicas, nomeadamente uma de magnitude 4,3.
11078504