A maior parte das mesas eleitorais de França encerrou às 19h locais de hoje (18h em Lisboa) na primeira volta das presidenciais, uma hora antes do fecho das secções de voto das maiores cidades.
Corpo do artigo
As mesas de voto abriram às 8h locais e apenas fecham às 20h em Paris e noutras grandes cidades como Lyon, Marselha ou Lille.
Às 17h, a taxa de participação nas eleições era de 69,42%, um valor ligeiramente inferior ao que foi registado à mesma hora no sufrágio de 2012 (70,59%). A taxa de abstenção neste primeiro turno deve variar entre os 20% e os 23%, de acordo com estimativas de vários institutos
Cerca de 47 milhões de eleitores foram chamados hoje às urnas para eleger o sucessor de François Hollande perante 11 candidatos: Marine Le Pen, Emmanuel Macron, Jean-Luc Melénchon, François Fillon, Benoît Hamon, Nathalie Arthaud, Philippe Poutou, François Asselineau, Nicolas Dupont-Aignan, Jacques Cheminade e Jean Lassalle.
Segundo as sondagens, Emmanuel Macron (centro), Marine Le Pen (extrema-direita), François Fillon (direita) e Jean-Luc Mélenchon (esquerda) são os favoritos para passar à segunda votação, a 7 de maio.
As presidenciais francesas - vistas atualmente como um indicador do populismo na Europa e no Mundo - ficam também marcadas pelo terrorismo islâmico. Em França vive a a maior comunidade muçulmana na União Europeia.