Maioria dos incêndios na Grécia controlados, mas bombeiros continuam em pontos-chave
Não há frentes ativas nos três maiores incêndios florestais de Rodes, Corfu e na Grécia central.
Corpo do artigo
A maioria dos incêndios florestais na Grécia estão sob controlo, mas centenas de bombeiros permanecem em pontos-chave devido à ameaça de ventos fortes, revelaram este sábado as autoridades.
"Os focos de incêndio dispersos estão extintos", afirmou um porta-voz do corpo de bombeiros à AFP.
O responsável acrescentou que "não há frente ativa" nos três maiores incêndios florestais de Rodes, Corfu e na Grécia central, onde muitas localidades foram evacuadas nas últimas duas semanas. No entanto, mais de 460 bombeiros foram mobilizados para essas três áreas por precaução.
Alimentados por temperaturas escaldantes, solos secos e ventos fortes, os incêndios causaram o caos no auge da movimentada temporada turística de verão na Grécia. Cerca de 20 mil turistas e moradores locais tiveram de ser retirados de hotéis e cidades na ilha de Rodes e centenas em Corfu e outras áreas.
Os incêndios provocaram também pelo menos cinco mortos e queimaram quase 50 mil hectares de floresta e vegetação, segundo estimativas do Observatório de Atenas. Na terça-feira dois pilotos morreram quando os aviões de combate aos fogos onde seguiam caíram durante um incêndio em Evia.