Mais de 10 mil detidos foram libertados das prisões do regime deposto do coronel Muammar Kadhafi desde a conquista de Tripoli pela rebelião, mas 50 mil outros ainda não o foram, afirmou um porta-voz militar da rebelião.
Corpo do artigo
«O número de pessoas detidas nos últimos meses (pelo regime) está calculado entre 57 mil e 60 mil», declarou o coronel Ahmed Omar Bani, numa conferência de imprensa em Benghazi.
«Entre 10 mil e 11 mil presos foram libertados» desde a conquista de Tripoli pelo rebeldes. «Isto coloca uma questão grave. Onde estão os outros?», questionou Bani.
O porta-voz manifestou a sua preocupação quanto a esta questão alegando que «muitos habitantes de Tripoli estão a descobrir valas comuns em redor de antigos centros de detenção e da prisão de Abu Salim».
Questionado sobre se há a possibilidade de muitos detidos terem sido mortos, o coronel respondeu: «É evidente, a diferença entre os dois números é enorme».
«Temos os nomes dos indivíduos que sabem o que aconteceu aos detidos em Tripoli e na periferia, essas pessoas estão a ser procuradas pelas forças de libertação», disse o porta-voz, exortando os que têm informações sobre as prisões a dizerem o que sabem o mais rapidamente possível «ou serão considerados cúmplices desses crimes».